O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, teve problemas na manhã desta quinta-feira (29/08) devido a interferências no sinal do Sistema de Posicionamento Global (GPS, na sigla em inglês). Voos das companhias aéreas Gol e Azul chegaram a ser cancelados e a Latam registrou atrasos, informou o G1.
A Gol informou por meio de nota enviada à TV Globo que, por conta dessas interferências no sinal do GPS, a companhia efetuou cancelamentos pontuais de voos com origem ou destino ao aeroporto da Grande São Paulo.
A Azul também afirmou que os voos AD4769 (Guarulhos-Cuiabá) e AD4157 (Cuiabá-Guarulhos) precisaram ser cancelados. E a Latam declarou que alguns decolagens sofreram atrasos, mas que suas operações no aeroporto já estavam normalizadas
A concessionária GRU, por sua vez, disse que o problema ocorreu por causa de uma “intermitência no sistema de navegação (GNSS), que é especifico para aeronaves”. E que algumas empresas tiveram atrasos pontuais nas decolagens.
“Os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente. Os planos de contingência estão acionados. Equipes técnicas estão trabalhando em conjunto para identificação e solução do problema”, conforme nota a qual o G1 teve acesso.
Como funciona o GPS?
O GPS é baseado em um conjunto de 24 satélites artificiais que orbitam a Terra. Chamada Navstar, essa rede fornece dados em tempo real aos aparelhos que possuem receptores do sistema. São esses receptores que interpretam as informações e as convertem em dados geográficos, que são utilizados para a localização de lugares em qualquer lugar do planeta.
O termo Global Positioning System, ou GPS, surgiu na Guerra Fria, durante a era Sputnik (1957). O sistema foi desenvolvido a partir de pesquisas dos cientistas que conseguiram rastrear o satélite com mudanças em seu sinal de rádio conhecidas como Efeito Doppler. Contudo, o GPS só passou a ser utilizado popularmente em 1995.
Atualmente, a tecnologia GPS é encontrada em muitos aparelhos portáteis que utilizamos em nosso dia a dia: de smartphones a relógios, passando por veículos, computadores, rastreadores, entre outros. Além disso, indústrias inteiras, como a da aviação, dependem fortemente da tecnologia em suas atividades.
O sistema também é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias ainda mais avançadas, incluindo a espacial. O governo dos EUA, inclusive, tem trabalhado no aprimoramento do sistema, com o chamado GPS III, que promete “uma nova era de satélites GPS” que consiga atendar especialmente à nova corrida espacial.