De automobilismo, o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte entende muito bem e faz questão de sempre citar o pitstop como um exemplo perfeito para o andamento de uma boa empresa. Afinal, você sabe o que é o “pitstop”?
Essa é uma expressão em inglês que significa “parada” e, quando usada no automobilismo, se refere à parada feita pelo motorista durante a corrida, que serve para troca de pneus, abastecimento do tanque e comunicação com o técnico. E tudo isso em apenas 10 segundos! Isto é, trata-se de uma parada bem rápida, porém necessária.
O pitstop mais rápido da história da Fórmula 1 foi em 2019, aqui no Brasil, de 1,82 segundos. Com uma equipe rápida, ágil e preparada, a RedBull quebrou o recorde de menor duração de pitstop no autódromo de Interlagos, sendo uma das melhores equipes de pitstop e fazendo história nessa modalidade do esporte a motor.
Na sua empresa, você tem um “pitstop”?
Para o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, em diversos casos precisamos de um pitstop, como por exemplo no ambiente de trabalho. Uma empresa é sempre constituída por um corpo com divisão de diferentes tarefas e, caso alguma não seja executada corretamente, a repercussão esperada pode não ser tão boa.
Isso significa que a falha de um, pode levar à falha de outro, atrapalhando a produção e os resultados. O trabalho em equipe pode gerar muita produtividade e proporcionar um aprendizado que muitos colaboradores precisam para crescer em sua carreira. E é assim que grandes empresários mantêm suas empresas: tendo a consciência de que existe uma equipe que o ajuda a crescer e dando importância à ela.
A constituição de uma empresa é mais do que importante para que seus objetivos sejam alcançados. Assim como no pitstop, Joni Ricardo Fernandes Duarte acredita que o trabalho em equipe, além de trazer uma versatilidade significativa à empresa, ajuda no destaque dela em seu ramo, deixando sua marca onde quer que ela for. Não à toa, a RedBull investiu muito em uma equipe que se empenha em fazer um trabalho ágil e eficiente, para que o rendimento da empresa fosse garantido, trazendo o recorde da história da Fórmula 1.
Você sabe como ajudar sua equipe a estar em sincronia?
Para Joni Ricardo Fernandes Duarte, ter uma equipe com o pitstop perfeito, você, como empresário, pode:
- Conhecer seu colaboradores;
- Estar mais perto de sua equipe;
- Criar interações que ajudem em uma melhor comunicação entre os parceiros;
- Incentivar o trabalho em conjunto para soluções inovadoras;
- Promover o desenvolvimento estratégico da equipe.
Nunca esqueça que é uma relação de mutualidade: enquanto o empresário trabalha na melhora de seus colaboradores, a equipe vive essa progressão, ajudando a empresa a crescer e se destacar no mercado.