No dia 30 de janeiro de todos os anos se comemora o dia do padrinho. Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que esse é um papel que não se restringe apenas aos padrinhos que assumem figuras paternas, mas também àqueles que apadrinham crianças através de projetos e instituições filantrópicas. Para entender mais sobre o assunto, continue lendo o artigo!
O que é um padrinho?
Como mencionado, o dia do padrinho é uma data comemorativa celebrada em todos os anos, no dia 30 de janeiro. Nessa data, comemora-se a vida do indivíduo que é responsável por assumir uma figura paterna para uma outra pessoa. Dessa forma, os padrinhos recebem a missão de ajudar os pais ou responsáveis a garantir a educação e as necessidades básicas de uma criança, acredita Wemerson Paneguini.
Apadrinhamento
Nesse sentido, atualmente existe uma mobilização das instituições filantrópicas e organizações sem fins lucrativos em permitir que as pessoas ao redor do mundo tenham a possibilidade de apadrinhar uma criança que elas não conhecem, mas sabem que é uma criança que precisa de um auxílio exterior para ter seus direitos de acesso à educação, saneamento básico, alimentação de qualidade e de uma saúde de qualidade.
Sobre o apadrinhamento financeiro
A filantropa Ana Lúcia Lopes Paneguini acredita que o apadrinhamento financeiro é capaz de transformar a vida de inúmeras crianças. Esse apadrinhamento se dá através da ação filantrópica de dispor um valor em dinheiro para doar diretamente para a criança apadrinhada. Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini também acreditam que essa é uma ação que pode ajudar muitas vidas.
Importância do apadrinhamento
O apadrinhamento é muito importante para que as organizações filantrópicas tenham mais recursos para ajudar as crianças cadastradas para receber seus benefícios. Assim, a cada apadrinhamento, uma criança passa a receber recursos financeiros que são importantes para que ela possa acessar uma educação de qualidade, uma alimentação nutritiva, saúde e saneamento básico na região onde ela vive.
Organizações para apadrinhar uma criança
Atualmente, existem muitas instituições filantrópicas que trabalham em prol de crianças e adolescentes e que permitem o apadrinhamento desses jovens cidadãos até mesmo através da internet. Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que essa facilidade em se tornar um padrinho e realizar as doações é muito importante para que cada vez mais pessoas se juntem nesse ato de amor ao próximo.
Algumas das instituições filantrópicas que possibilitam esse tipo de ação são o ChildFund Brasil, a ONG Visão Mundial, a Ação da Cidadania e muitas outras. Os filantropos Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini acreditam que através dessa ação, é possível que diversas crianças saiam da situação de extrema pobreza e assumam o protagonismo de suas vidas. Faça como eles também!